TEMA: Drogas, porque não usar.
PROBLEMÁTICA:
Devido o grande índice de evasão escolar, gravidez precoce, violência física e verbal e a falta de perspectiva profissional dos alunos da escola pública, nos leva a refletir sobre as conseqüências do uso das drogas pelos jovens em todas as classes sociais. Como sensibilizar os jovens para “dizer não” às drogas?
FUNDAMENTAÇÂO
Os problemas em decorrência do uso das drogas aparecem nas pesquisas, jornais, revistas, livros etc. Eles, às vezes, estão bem na nossa frente: na rua, no bairro, na cidade, na escola e nos bares. Em toda parte existem pessoas desatentas e mal informadas sobre a conseqüência do uso das drogas, desde o primeiro contato (aliciamento) até o seu uso continuo.
O projeto inclui o desenvolvimento de conceitos de estatística, população, cálculos de porcentagem, amostragem simples, distribuição de freqüência, gráficos, tabelas e suas interpretações de drogas lícitas e ilícitas no estado e no município, no qual a escola está inserida, visando contemplar o benefício e o malefício vinculado ao uso de drogas.
Objetivos:
Geral:
l Orientar e mobilizar a comunidade escolar sobre o mal causado pelo uso de diferentes tipos de drogas e suas conseqüências.
Específicos:
l Conscientizar pais e alunos, através de palestras, debates, vídeos informativos, seminários e outros, sobre os malefícios causados pelos diferentes tipos de drogas.
l Incentivar campanhas de combate ao uso das drogas;
l Despertar o interesse da sociedade pela busca de soluções no combate ao uso das drogas.
METODOLOGIA
l A turma será dividida em grupos de no máximo 4 integrantes;
l O tema geral será dividido em subtemas por grupo;
l Cada grupo pesquisará seu subtema via internet, jornais, revistas, entrevistas e entregará uma síntese do que foi pesquisado;
l Após a pesquisa científica haverá a análise do que foi pesquisado na comunidade escolar;
l Levantamento estatístico da problemática;
l Palestras, visitação a Secretaria de Saúde e segurança seguida de relatório;
l Unificação do texto final (pesquisa + relatório);
RECURSOS
l computador, livros, revistas, jornais, vídeos, bulas de remédios, tv, aparelho de som, microfone, projetor multimídia.
CRONOGRAMA
l por semana disponibilizar 1h/a para o desenvolvimento do projeto por disciplina
l na primeira semana divisão do tema em subtemas e a turma em grupos, o prazo de no máximo 15 dias para a entrega da pesquisa
l na segunda semana levar um palestrante para a escola
l na terceira semana no ato da entrega das pesquisas estabelecer um debate com os grupos
l na quarta semana realizar uma visitação (secretaria de saúde entre outras)
l na quinta e sexta semanas os professores de cada disciplina irão explorar seus respectivos conteúdos pré-estabelecidos na pesquisa científica, confeccionando material que será exposto na culminância.
l na sétima semana a culminância
AVALIAÇÃO
Será realizada de forma contínua através da observação da participação do aluno na conclusão de cada etapa do projeto e uma avaliação após a culminância do mesmo, prevalecendo os aspectos qualitativos em detrimento dos quantitativos, objetivando a validação ou não do projeto.
EQUIPE DE TRABALHO
l Professor de português (parte literária, origem das palavras, uso de gírias, produção de texto);
l Professor de História (onde iniciou o uso das drogas, evolução do uso das drogas na sociedade);
l Professor de Geografia (mapeamento das drogas);
l Professor de Ciências (efeito das drogas no organismo e composição);
l Professor de Matemática (estatística);
l Professor de Educação Física (o estudo dos distúrbios sociais provenientes do uso inadequado das drogas);
l Professor de artes (confecção do material a ser exposto).
terça-feira, 21 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário