terça-feira, 21 de julho de 2009

RELATÓRIO DO 3° ENCONTRO


Relatório do 3° encontro 11/07/2009

Começamos com a leitura do texto “Abraçar o novo”, a partir do mesmo, cada professor ressaltou a importância de adotamos o novo com o objetivo de melhorar o nível educacional do nosso município. A mudança de paradigma, é necessária, para que a educação possa melhorar, muitas vezes ao longo da vida, nós ficamos prisioneiros das carapaças, que são hábitos repetitivos, os condicionamentos alienantes, as situações às quais nos acomodamos, mas que, exauridas e desgastadas, nada mais têm para nos oferecer. E acabamos, por falta de coragem de mudar, nos acostumando ao tédio de uma vida estável que, fatalmente, acabará por nos reprimir.
No segundo momento, trabalhamos o estudo da unidade 2, onde formamos os grupos, para que fluíssem as discussões relacionadas aos conteúdos ali inseridos, podemos perceber, que ocorreram diferentes interpretações sobre como fazer o confinamento de bovinos. Em relação atividade 5, todos tiveram êxito na resposta. Logo em seguida começamos a trabalhar atividade 6, que provocou várias discussões, precisamente, quando abordada a questão de Quanto de comprimento e largura você acha que o boi pode ter? Qual área ocuparia esse boi? Deveria existir uma área livre para eles deitarem?

Depois, cada grupo elegeu seu representante, que foi até a lousa, para explicar suas respostas e argumentar favoráveis as suas soluções, houve certo desentendimento sobre, se um boi precisa de 10 m², para criar 100 bois em confinamento aberto com área mínima de 10m2, então será necessário um curral de 1.000m², Se for construído um cocho de 50m de comprimento com uma área livre para locomoção do animal, qual seria o comprimento mínimo para completar os 10.000m2? Para a turma ficou uma pergunta meio ambígua, por que esse 10.000m², sendo que os bois só precisavam de 1000m² para seu confinamento.
Finalizarmos o encontro trabalhando “Aprendendo sobre Educação Matemática” na abordagem do Campo Conceitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário