quarta-feira, 12 de maio de 2010

AULA , TEMA: TEXTOS CLASSICOS DA LITERATURA INFANTIL

Escola Estadual João Ferreira da Rocha
São Bento do Norte,____ Maio de 2010
Objetivo Elevar o interesse do aluno por classicos da literatura infantil


Texto : TROCA BOLAS

— Atirei o pau no gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor passar.— Que mania você tem de misturar tudo, Troca Bolas! — reclamava a meninada. — Assim não dá para brincar de roda. Você nunca canta os versos direito! Troca Bolas era assim mesmo. Adorava confundir tudo. Quando a irmãzinha do Troca Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta: Era uma vez uma menina muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la... É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer. E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele. Um dia a criançada estava brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento, quando alguém gritou:— Acudam! A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago!— Quem vai entrar no lago para tirar a gatinha de lá?Só que não foi preciso que ninguém se molhasse. Rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha conseguiu sair do lago.O que tinha acontecido? Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água e esvaziar o lago. Todos aplaudiram:— Grande idéia, Troca Bolas! Como é que você pensou nisso?— Muito simples! — respondeu o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu pensei em tirar a água da gatinha.Pedro Bandeira(adaptação)
1)-Responda de acordo com o texto:

a) Podemos dizer que o texto possui o gênero.

b) O título do texto combina com a história que você leu?Por quê?

c) O autor do texto é!

2)- Leia o 1º parágrafo e escreva o que você descobriu.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) - Por que o personagem principal da história se chama Troca Bolas?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
4)- Circule, no texto, o parágrafo em que Troca Bolas conta uma história para sua irmãzinha.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5)- Releia o parágrafo que você circulou. Agora escreva o nome de duas histórias que aparecem nesse parágrafo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
6) Diga o que essa história tem de diferente das outras história.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7) Leia com atenção as frases abaixo e marque com um ( X ) as expressões que melhor substituem as expressões grifadas:

a) Mas, como era muito pequena, ria a valer.( ) sorria( ) ria muito( ) ria baixo

b) O pessoal tinha que fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.( ) grande esforço / desfazer( ) pouco esforço / juntar( ) relaxamento / bagunçar

8) Que outro título você daria ao texto?

9) Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas.

10) Justifique a afirmativa abaixo.“Ninguém se molhou para salvar a gatinha.”Por quê?

11) Circule nas frases as palavras que indicam ação (verbos) e depois, reescreva-as.

a) “Atirei o pau no gato-to-to.”

b) “Ela subiu a escada e perdeu o sapatinho novo”.

12) Retire do 4° parágrafo uma palavra com:

hiato: ditongo: monossílabo:

13) Observe as palavras abaixo. Em cada linha há uma palavra escrita incorretamente. Sublinhe essa palavra e reescreva-a de forma correta.

a) curso – promessa – menssagem – travesseiro - caseiro ( ___________________)

b) jeito – gente – hoge – jibóia - tigela.(___________________)

c) conparecer – comprido – combater – lamber compadre (__________________)

d) guiar – aquilo – prequiça - máquina linguiça.(__________________)

e) corrida – assado – morrer – asinar – massa.(_________________)

14)-Retire das frases o sujeito:

a)-“Troca Bolas era assim mesmo”.

b)-“A criançada estava brincando na praça.”
c)- “A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago”.

15)-Complete as frases a seguir com os verbos de ação que faltam:

a)- Hoje, eu_____________um bolo muito gostoso.

b)- Depois do almoço__________________bola no campo da escola.

c)- Troca Bolas_____________________todas as histórias em uma só.

d)- O gatinho___________________na lagoa e quase morreu.

e)- Um carro em alta velocidade_____________várias pessoas em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário