sexta-feira, 7 de maio de 2010

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Escola Estadual João Ferreira do Rocha
São Bento do Norte,___ de Março de 2010
Disciplina Português
Objetivo : Leitura e produção de texto poético.

Atividade 1

VOCÊ CONHECE...?

ATIREI O PAU NO GATO

ATIREI UM PAU NO GATO-TO
MAS O GATO-TO
NÃO MORREU REU-REU.
DONA CHICA-CA
ADMIROU-SE-SE
DO BERRO
DO BERRO
QUE O GATO DEU.

E ESSE? VOCÊ CONHECE?

Acidente

Atirei um pau no gato
mas o gato
não morreu,
porque o pau pegou
no rato
que eu tentei salvar
do gato
e o rato
(que chato)
foi que morreu.
PAES, José Paulo. Olha o Bicho

Atividade 2
Agora, você irá produzir um poema a partir dos textos da aula. Você pode se basear, também, no texto produzido por um aluno. Leia-o.
Sem incidente
O gato
correu atrás do rato
mas o rato se escondeu.
Do rato
o gato logo
logo, logo se esqueceu.
E a briga
entre gato e rato
(que barato)
não aconteceu.



CONVERSE COM SEUS COLEGAS SOBRE O TEXTO

• De que poema você gostou mais? Por quê?

• De que tratam os textos?

• O que aconteceu no texto 1? E no texto 2?

• No texto 1, quem levou a pior? E no texto 2?

• Leia novamente os textos. Depois, selecione as informações comuns aos dois textos e separe as novas informações presentes no segundo texto.

• Leia novamente o 7º verso do poema 2. Por que você acha que os parênteses foram usados?

• Lendo o poema é possível saber o que é chato?

• Por que você acha que o título do poema é Acidente?

• Leia novamente o poema, observando as palavras em destaque.
Atirei um pau no gato
mas o gato
não morreu,
porque o pau pegou no rato
que eu tentei salvar do gato
e o rato
(que chato)
foi que morreu.

• O que há em comum entre as palavras rato, gato e chato?

• Por que, em lugar de chato, o autor não escreveu, por exemplo,
(que pena)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário