sábado, 1 de maio de 2010

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS

Escola Estadual João Ferreira do Rocha
São Bento do Norte,____ de abril 2010
Aluno(a)____________________________________________________
Avaliação Bimestral de Ciências
1-Os amigos de Otávio aproveitaram muito o passeio, aprenderam sobre a cultura indígena e a Amazônia. Ficaram admiradas com o carinho e respeito que os índios têm pela natureza. Durante as aulas de Ciências, você aprendeu sobre a conservação solo e prevenção de erosão. Então, responda às questões a seguir.
a) Qual é a função das raízes nesta luta contra a erosão?
________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cite algumas maneiras de conservação do solo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Cite dois mineiros e sua utilidade para o homem.
________________________________________________________________________________________________________________________________
d) De qual minério se extrai o Cal e o cimento.
________________________________________________________________

2- Otávio chegando em casa do passeio leu uma matéria no jornal sobre o solo que é um recurso finito, limitado e não renovável, face às suas taxas de degradação potencialmente rápidas, que têm vindo a aumentar nas últimas décadas (pela pressão crescente das atividades humanas) em relação às suas taxas de formação e regeneração extremamente lentas. A formação de uma camada de solo de 30 cm leva 1000 a 10000 anos a estar completa (Haberli et al, 1991). Agora relacione os tipos de solo.


(1) Solo Argiloso ( ) rico em materiais orgânicos e excelente para a agricultura

(2) Solo Arenoso ( ) Possuí consistência fina e é impermeável a água.

( 3) Solo orgânico ( ) Possui consistência granulosa como a areia


3- Observe a imagem na próxima pagina e conceitue cada camada da terra. Indique em qual camada nós moramos aquela onde a temperatura chega o 6500º Celsius.

4- Há muitos anos, quando criança, presenciei uma cobra comendo um sapo. Revoltado com a “crueldade”, matei a cobra. É claro, não salvei o sapo e interferi numa ação absolutamente natural. Na ocasião, desconhecendo o princípio básico do equilíbrio ecológico, entendi que estava havendo um abuso de força e, sem raciocinar, fiz aquilo que estava condenando: usei de minha superioridade física, eliminando o mais fraco.
Apesar de toda evolução no estudo ambiental, ainda hoje temos a pessoa humana, abusando de seu poder frente às outras formas de vida. Matar outro ser vivo, para se alimentar, é uma ação natural e, neste sentido, essencial ao equilíbrio ecológico. Não há, no fato da cobra comer o sapo, nenhuma crueldade. Da mesma forma que o sapo irá “caçar” insetos e o gavião, a cobra. Agora responda como se chama este processo de: Rato se comido pela cobra que é comida pelo gavião, que morre os fungos decompõe seus sais minerais e nutrientes são retirado pela planta que o rato come.

Nenhum comentário:

Postar um comentário