quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AVALIAÇÃO DO GESTAR II

ESCOLA ESTADUAL GODOFREDO CACHO
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA – GESTAR II
ALUNO:______________________________________TURMA:______ DATA: ___/__2009 Professor: ____________________________________
OBS.:
Todas as questões são abertas, portanto faça o possível para deixar todos os cálculos na prova para que você possa ser avaliado.
Lembre-se que você esta sendo avaliado, portanto leve a avaliação com seriedade.

Questões
1) João foi a uma loja de eletrodomésticos e o anuncio de uma TV 29’ chamou sua atenção. João decidiu comprar a TV e foi analisar qual seria o orçamento mais viável ao seu bolso. Os valores sugeridos no anuncio eram:
À vista - R$ 270,00.
À prazo : 3 parcelas de R$ 100,00 – ou - 4 parcelas de R$ 90,00.
No cartão – desconto de 25% no preço à vista.
Analise as opções e ajude João a decidir a melhor forma de pagamento.



2) Um banco oferece três tipos de aplicações para os rendimentos de uma poupança:
1,6% ao mês
3,2% a cada 3 meses
21,3% ao ano.
O senhor Antonio quer abrir uma poupança na qual ira depositar R$ 1.800,00 todo mês qual dos três tipos de aplicação será mais lucrativa para o senhor Antonio no período de um ano?



3) O pai do Marco tem um terreno retangular de 6m por 9m e resolveu cercá-lo com uma rede de arame, que necessita de estacas para fixação. Ele quer também colocar um portão. Procurando materiais, ele encontrou:
• rede de arame a R$37,00 o metro, que necessita de postes para fixação, colocados de 1,5m em 1,5m.
• rede de arame a R$51,00 o metro, que necessita de postes para fixação, colocados de 3m em 3m.
• portão com 1m de comprimento, por R$570,00.
• portão com 1,5m de comprimento, por R$750,00.
• estacas, a R$10,00 cada uma.
• arame para amarrar a rede a cada estaca, a R$2,00 o metro. É necessário 1m de arame para amarrar as redes a cada estaca.
• tinta para pintura da casa, a R$40,00 o galão.
O pai do Marco quer saber o que deve comprar para fazer a cerca com o portão e gastar o mínimo possível.



4) Veja o gráfico abaixo:
a) O PIB dos EUA é maior que a soma do PIB de todos os países apresentados no gráfico?
b) Qual é a diferença percentual entre o PIB do Brasil e o do México?
c) O PIB da Argentina equivale a quantos por cento do PIB do Brasil?
d) Observando o gráfico, responda sim ou não:
Permite que você faça uma interpretação em relação ao tempo?
Permite que você faça uma comparação de cada parte com o todo?
Permite que você faça uma comparação de cada parte com cada parte?
e) Considerando-se que o gráfico acima são dados valores em trilhões e bilhões, acrescente à cada valor, tantos zeros possíveis para substituir a ausência das classes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário