terça-feira, 1 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO 4º ENCONTRO

Relatório do 4° encontro 15/08/2009

Começamos o encontro com a apresentação do slide, “Primeiros Socorros”, foram feitos alguns comentários a respeito do mesmo, onde o professor Karliano enfatizou a importância de planejarmos as aulas de forma interdisciplinar, para que a compreensão do aluno seja de forma ampla. O slide mostra que comentemos muitos erros a o ensinarmos matemática para os alunos. Onde o professor era o centro das aulas, ele passava os conteúdos e o aluno recebia, foi preciso um programa como o Gestar, para mostrar- nos que precisamos mudar com certa urgência nossa maneira de lecionar.
No segundo momento, trabalhamos o estudo das avaliações diagnósticas do Gestar II, começamos com a Avaliação do 6º e 7º ano, onde cada professor analisou as questões e se questionava como poderia trabalhar outras atividades para dar suporte a estas atividades, diante destas reflexões passamos a estudar os descritores envolvidos em cada questão, para que assim os professores tivessem uma visão ampla de como deveria planejar suas aulas para sanar as deficiências dos alunos em determinados descritores e futuras avaliações do SAEB. Percebemos que mesmo trabalhando no contexto do Gestar, os alunos ainda tem muita dificuldade em assimilar o descritor “Operações com decimais”, isto foi identificado na questão 4 do Avaliação Diagnóstica do Gestar II, apesar disso podemos observar que está dificuldade está relacionada a questão de medidas, pois quando tratar-se da financeira eles tem melhor desempenho, outra grande dificuldade foi vista quando se trata de analisar simetria, portanto identificadas as dificuldades planejamos de modo a sanar-las até o final do ano letivo.

A seguir, cada um falou de como estava trabalhando o banco de questões para a “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas”, Onde ocorreu várias reflexões sobre determinadas questões e procuramos tirar todas as dúvidas que iam surgindo.

Depois, passamos a trabalhar como séria possível abordar em sala de aula a construção de gráficos de todos os tipos para isso foram feitas algumas atividades onde, os professores presentes demonstraram grande habilidade em escolher o gráfico certo para representar as informações.

Finalizarmos o encontro Mostrando o texto “A Evolução do Ensino da Matemática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário