terça-feira, 1 de setembro de 2009

INFORMAÇÃO

Aula 8: Explorando unidades de volume
Por que é importante fazer algum exercício físico junto com uma alimentação saudável?
São dois os fatores mais importantes: ativa o metabolismo do seu corpo e diminui a possibilidade de hipertensão.
A hipertensão está relacionada com o bombeamento do sangue no nosso coração por meio da pressão arterial. A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo.
Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sangüíneos chamados artérias. O resultado do batimento do coração é a propulsão de certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando esse volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo.
Algumas curiosidades sobre o coração e o sangue:
• 7% do peso de um ser humano são de sangue.
• O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas
340 gramas. Funciona ao ritmo de aproximadamente 72 batidas por minuto – 104 mil batidas por dia, 38 milhões de batidas por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.
• O coração da mulher é um pouco mais acelerado; em 1 minuto, bate 8 vezes mais que o do homem. Nos recém-nascidos, bate 120 vezes por minuto.
• Em um minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo e bombeia 400 litros de sangue por hora. Tem dois movimentos: sístole e diástole. Na sístole, quando se contrai, faz-se a distribuição do sangue. Na diástole, ele descansa.
• Em um maratonista profissional em esforço máximo, o coração pode bombear 40 litros de sangue por minuto. Num atleta, o coração precisa de aproximadamente 120 segundos para atingir a capacidade máxima.
• O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia.
Ao despertar e iniciar as atividades do dia, a pressão arterial de todas as pessoas aumenta– o fato é comum e conhecido. Para pessoas hipertensas, essa ascensão da pressão pode provocar infartos, tornando-se inclusive fatal. Em torno de 40% a 60% dos pacientes infartados sofrem de hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário